Como melhorar o meu nível de inglês?
Muitos estudantes da língua inglesa possuem o desejo de alcançar um alto nível de inglês no qual possam se comunicar de maneira clara e objetiva e compreender o inglês falado de maneira natural e sem grandes dificuldades, mas, você já se perguntou por que você não consegue atingir esse objetivo ou por que depois de tanto tempo estudando inglês você ainda não chegou onde queria?
Trouxemos algumas dicas para fazer com que sua rotina de estudos e o seu nível de inglês decole em 2024 e fazer com que você consiga progredir e aprender inglês de uma vez por todas.
Sumário do conteúdo
1. Crie o seu plano de estudos de maneira objetiva
O ano novo chegou e caso você ainda não tenha o seu plano de estudo de inglês, é importante realizar esse planejamento, focando sempre nos seus objetivos, pois a língua inglesa é muito extensa e focar nas coisas que não estão de acordo com o que você almeja, pode prolongar a chegada do seu objetivo ou até mesmo fazer com que você nunca chegue onde quer.
Apesar de que a existência de um plano super definido não seja obrigatório para que você prossiga com o aprendizado, o acompanhamento do seu progresso de forma organizada pode ser um diferencial para te motivar a continuar nos trilhos do aprendizado.
Caso você tenha dificuldade em criar um plano e definir o que deve ser feito para iniciar os estudos de inglês ou apenas uma forma de como melhorar o seu planejamento, temos um artigo complementar que sugere algumas outras coisas como a expansão de vocabulário, para acessar basta clicar nesse link.
2. Torne o inglês uma prioridade na sua vida
Estudar inglês pode se tornar uma tarefa prazerosa e divertida, caso você tenha isso como uma prioridade na sua vida. Quando tornamos algo uma prioridade, encontramos formas de como realizar, mesmo em dias difíceis e com a grande quantidade de tarefas do cotidiano.
Gostaríamos de destacar aqui que, independente da quantidade de tempo que lhe resta de estudo por dia, se ainda sim for possível encaixar os estudos de inglês como algo importante e prioritário, acreditamos que os benefícios de médio e longo prazo podem te surpreender.
Se possível, crie um espaço dedicado para o estudo e tente manter uma rotina consistente, ter companheiros de estudo também é uma forma de ter alguém para se motivar em conjunto.
3. Foque nos seus pontos fracos
Pergunte a você mesmo qual é a sua maior dificuldade nos estudos de inglês atualmente e você encontrará o que é preciso focar no momento, por exemplo, você pode ter dificuldade em entender algumas regras de gramática e por isso comete alguns erros de tempos verbais em frases simples, nesse caso, sabemos que é importante aprender e estudar palavras em diferentes tempos verbais.
Caso você não seja um estudante autodidata, recomendamos que você anote os principais pontos de dificuldades e dúvidas e leve ao seu professor de inglês, pois, isso pode ajudar a acelerar o processo de aprendizado de idioma e pode fazer com que suas aulas sejam mais direcionadas aos pontos fracos.
4. Identifique o que está atrasando os seus estudos
Ao contrário do ponto anterior, também pode existir uma situação na qual algo está nos atrasando demais. Vamos citar novamente um estudante que tem dificuldade com gramática, mas que nesse caso, algum tópico mais complexo fez com que esse estudante trave completamente.
Nesse tipo de caso, as vezes, o melhor é que prossigamos para o próximo tópico e em outro momento voltamos ao tópico de maior dificuldade, pois, é possível progredir os estudos de inglês e continuar aprendendo, não pense que travar em um conteúdo específico fará com que você não entenda o inglês ou que não consiga mais estudar definitivamente.
O grande ponto que queremos destacar é que, deixar com que uma dificuldade impeça o seu avanço nos estudos pode não ser a melhor decisão naquele momento, tente mudar de assunto um pouco.
5. Exponha-se ao inglês de uma vez por todas
Os intercâmbios são famosos por fazerem com que você aprenda inglês até mesmo sem querer, isso se da pela exposição no maior alto nível ao idioma, onde você não tem opção, a sua única opção é aprender e tentar se comunicar e aprender errando.
A ideia de exposição aqui é a mesma, mas sugerimos que você faça o seu próprio intercâmbio diretamente da sua casa e é possível fazer isso de diversas formas, como por exemplo, assistindo filmes em inglês, ouvindo podcasts como o All Ears English Podcast que é um podcast incrível, assistindo a séries de comédia, que em geral possuem episódios curtos e fáceis de serem assistidos várias vezes e até mesmo vídeos no Youtube como o canal Speak English With Vanessa.
6. Aprenda phrasal verbs
Independente do seu nível atual de inglês, se você é ou não um iniciante, aprender os phrasal verbs, ou, verbos frasais, fará com que o seu vocabulário decole, isso se dá pela naturalidade de como você poderá se expressar, se assimilando muito ao vocabulário usual dos nativos.
Caso você não saiba o que é um phrasal verb, clique aqui e entenda de forma detalhada o que são, como aprender e quais são os principais benefícios em aprender.
7. Aprenda expressões idiomáticas
Assim como os verbos frasais, as expressões idiomáticas, chamadas de english idioms, são as expressões que em geral, não possuem uma tradução literal para língua portuguesa e que também são extremamente importantes para a compreensão do idioma como um todo.
De forma rápida, podemos citar a expressão Cut to the chase, que em uma tradução literal, pode significar “Corte para a perseguição”, mas que na verdade é uma forma de dizer “Vá direto ao ponto!”.
Let’s cut to the chase
(Vamos direto ao ponto!)
Para se aprofundar nesse tópico, sugerimos que você leia o nosso artigo explicando o que são as expressões idiomáticas de maneira mais detalhada clicando aqui.
8. Aprenda a pronúncia das palavras
Como pronunciar palavras em inglês não deve ser confundido com sotaque de um falante. Existe uma forma correta de se pronunciar as palavras, algumas delas mudam de acordo com a região do mundo e separar um tempo exclusivo para estudar isso será um grande diferencial para sua fala, principalmente a longo prazo.
9. Consuma o inglês da vida real
O chamado “inglês da vida real” é aquele inglês que esta presente nos filmes, rádios, podcasts e tudo mais. É importante que o estudante saia do ambiente controlado, como livros para iniciantes ou algum conteúdo específico preparado para um estudante com menos experiência no idioma, procure formas de consumir mais inglês da vida real e aprenda sem distinção de fácil e difícil, pois, tudo, no final das contas, é a língua inglesa como ela é.
10. Praticar e descansar
Quando falamos de praticar inglês, nem sempre estamos nos referindo a habilidade fala (speaking), praticar também é revisar conteúdo, leitura, praticar a escuta, praticar o entendimento de uma conversa sem a utilização de legendas nos filmes e por ai vai.
O descanso pode ser levado de duas principais formas, uma, seria realmente deixar de lado um pouco, a fim de recuperar as energias e voltar com tudo aos estudos, ou, diminuir o ritmo e não parar de estudar inglês de forma contínua, mesmo que sejam apenas poucos minutos ao dia.
Tente levar em consideração esses pontos para ter uma rotina de estudo saudável e não deixar de continuar evoluindo os seus conhecimentos da língua inglesa.
Conclusão
Um ano novo chegou e com ele a possibilidade de mudar o nosso presente e o nosso futuro quando nos referimos a aprender inglês de uma vez por todas, as práticas citadas nesse texto, se seguidas com uma certa organização durante o seu ano, pode trazer bons resultados e te ajudar alcançar seus objetivos nos estudos. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e que você consiga alcançar o que tanto almeja com o inglês.