Como chegar a fluência no inglês?

Entenda o que é ser fluente na língua inglesa, o que uma uma pessoa fluente precisa saber e como você pode seguir com os estudos para se tornar fluente no idioma.
Imagem ilustrativa indicando como ficar fluente no inglês

O que é ser fluente em inglês?

Você sabe quais as características que definem uma pessoa fluente na língua inglesa?. Bom, precisamos iniciar definindo o que de fato é alguém fluente. Antes, é importante citarmos que claro, existem diversos níveis de falantes estudantes da língua inglesa mas alguns deles se destacam por ter um nível um pouco acima da média e é exatamente sobre isso que vamos falar.

Estudantes de nível básico ou iniciante ainda não estão completamente preparados para entender sobre uma diversidade de assuntos na língua inglesa, esse é a uma das principais características de uma pessoa fluente, esse tipo de pessoa possui facilidade em compreender o inglês lido e falado mesmo que rapidamente em séries ou em filmes e isso se dá não só apenas aos estudos de gramática, leitura de livros ou o seja o que for, mas sim pelo excesso de exposição ao idioma de maneira mais natural possível.

Ser fluente é compreender e conseguir se expressar mesmo que minimamente em uma diversidade de temas diferentes, também fazer uso correto da gramáticapossuir um grande vocabulário sobre assuntos distintos, possuir habilidade na escrita e leitura e principalmente conhecer o inglês falado como ele é de forma natural e podemos acrescentar até mesmo a compreensão de phrasal verbs e expressões idiomáticas que fazem parte do cotidiano de falantes nativos.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigado por fazer parte do Lingueed! 💜

Se inscreva no site do Lingueed 💜

Como encontrar motivação e definir objetivos?

Sendo você um iniciante ou não, pode ser difícil de criar um plano de estudos e definir quais são os seus objetivos que te auxiliarão na tão sonhada fluência no idioma e baseado nesse desafio é preciso que você mantenha o seu foco nas coisas que são importantes para o seu objetivo, portanto, é temporariamente descartável tudo que não contribuirá para isso, por mais interessante que pareça.

Mantenha o foco

Digamos que você decidiu que agora é o momento de aprender sobre como se apresentar profissionalmente em inglês, esse é o seu foco, busque aprender o máximo possível sobre tudo relacionado a esse objetivo, novas palavras, novas frases, quais as palavras cotidianas dessa sua área de trabalho, tente não desviar a atenção para outros tópicos não relacionados.

Manter o foco é essencial para que você possa medir o seu progresso olhando para trás para se lembrar de cada passo anterior, defina metas que possam ser alcançáveis com certa facilidade.

Mantendo a motivação

Definido o seu objetivo, conforme você aprender sobre mais e mais assuntos diversos, lembre-se que você um dia tomou a decisão de aprender um novo idioma do zero e o quanto você evoluiu até então. Olhar para o passado de maneira inteligente é ter a percepção de que o tempo é o seu aliado no processo e que daqui uma semana ou um mês você estará melhor do que hoje e que o seu conhecimento será maior a cada dia mantendo uma regularidade.

A importância da regularidade nos estudos

Manter a regularidade no aprendizado de novas palavras é tão importante quanto a revisão do que já estudamos e aprendemos no passado. Criar essa rotina de novos aprendizados e revisão funcionará como uma poderosa ferramenta que te impulsionará a reaprender e validar os seus próprios conhecimentos de forma que cada vez menos você irá sentir que o conteúdo não está sendo completamente fixado.

A grande diferença entre fluentes no idioma e estudantes avançados é que as pessoas que conseguiram se tornar fluentes tomam essa regra como prioridade, o contato com o inglês é muito recorrente e por conta disso, se tornou parte de suas vidas de maneira natural e cada vez mais, com muita repetição, esses estudantes se tornam mais especialistas na língua.

O vocabulário como chave principal

É bastante comum muitos iniciantes nos estudos da língua inglesa se preocuparem com falar inglês a todo custo, mas pouco se fala sobre a familiarização com o idioma e sobre a leitura como um dos principais fatores de formação de base do idioma.

Aumentar o seu vocabulário deve se tornar uma das suas prioridades porque quanto maior for o seu leque de palavras, maior vai ser a sua facilidade de compreensão de absolutamente qualquer assunto e você se sentirá mais leve e mais confiante para contribuir com uma conversa ou simplesmente compreender quando estiver assistindo a um seriado.

Compreensão auditiva antes da fala

Puxando o gancho do tópico anterior que comentamos que a obtenção de vocabulário é extremamente importante, ainda antes da fala, é importante que você esteja familiarizado com os sons da língua inglesa e junto com a leitura é importante que você se esforce para a compreensão dos sons. Um site muito bacana é o Youglish, no qual você pode pesquisar por alguma palavra e encontrar vídeos nos quais essa palavra ou frase foram utilizados e notar as diferentes formas e sotaques de pessoas utilizando-as.

Crie uma rotina de imersão no inglês

Provavelmente o mais importante de todos os passos que citamos é a criação de uma rotina de imersão no inglês, mesmo que você esteja iniciando é de extrema importância que um tempo após ter o seu contato inicial com o idioma você invista em uma imersão no inglês.

O que é a imersão no inglês?

Estar imerso ao inglês é se expor ao idioma em sua maneira mais natural, em filmes, séries ou desenhos animados, por exemplo. Fluentes da língua inglesa possuem milhares de horas consumindo conteúdo em inglês e esse é um dos principais caminhos para a fluência, você precisa se expor ao idioma e o melhor de tudo é que você pode fazer isso consumindo conteúdo do qual você gosta e tornar a sua rotina ainda mais divertida.

Recomendamos que você inicie com algo mais tranquilo como desenhos animados, que apesar de possuírem um inglês da vida real, na maioria das vezes tende a ser mais controlado. Seriados de comédia, ação ou romance são outras boas opções e hoje temos disponível uma grande variedade de plataformas de streaming como o NetflixHBO e Prime vídeo, por exemplo.

Seja paciente

Por fim, não podemos esquecer de que o aprendizado de algo tão grande como a língua inglesa pode levar um bom tempo, mais para alguns e menos para outros, mas o que irá fazer a diferença é a constância e principalmente a imersão no idioma, sua evolução no idioma irá acelerar uma vez que tornar a sua rotina mais focada no aprendizado de forma organizada, mantendo uma regularidade de aprendizado e revisão constante.

Conteúdo relacionado

Imagem ilustrativa indicando formas de pedir ajuda em inglês
Dicas de inglês
8 formas de pedir ajuda em inglês
Aprenda 8 formas diferentes de pedir ajuda em inglês e melhore a sua capacidade de comunicação.
Imagem ilustrativa indicando formas de agradecer ajuda em inglês
Dicas de inglês
10 formas de agradecer em inglês
Aprenda 10 diferentes formas de agradecer em inglês e descubra como se expressar melhor falando em inglês.
Imagem ilustrativa indicando formas de pedir desculpas em inglês
Dicas de inglês
10 formas de pedir desculpas em inglês
Aprenda 10 formas diferentes de pedir desculpas em inglês, torne-se uma pessoa mais empática e melhore o seu inglês.
Dicas de inglês
10 formas de fazer perguntas em inglês
Aprenda diferentes formas de fazer perguntas em inglês. Entenda como perguntar algo em diferentes situações e melhore o seu nível de inglês.