Dicas para criar um plano de estudos de inglês

Entenda como criar um plano de estudos de inglês e o que priorizar para alcançar os seus objetivos com a língua inglesa.
Imagem ilustrativa indicando formas de criar um plano de estudos de inglês

Os primeiros passos do estudante iniciante

O aprendizado de uma língua estrangeira é um grande passo na vida pessoal e profissional de alguém, optar por aprender um novo idioma já é uma vitória por si só, então sinta-se orgulhoso dessa escolha.

Os primeiros passos para aprender um novo idioma pode parecer uma tarefa árdua e complicada e pensando nisso, o Lingueed trouxe esse guia de aprendizado para lhe auxiliar nos primeiros passos.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigado por fazer parte do Lingueed! 💜

Se inscreva no site do Lingueed 💜

É importante ter em mente que aprender um novo idioma é uma grande desafio, mas não é preciso que seja extremamente chato, dependendo dos seus objetivos, você pode aprender inglês com as coisas nas quais você ama e com os seus assuntos favoritos.

Quantas horas devo estudar por dia?

Não há um consenso em quantas horas você deve estudar por dia, mas é recomendado que você dedique pelo menos meia hora por dia de estudo. Tudo vai depender dos seus objetivos e em quanto tempo você pretende realizar esse objetivo.

Definindo quais são os seus objetivos

Agora que você sabe que a sua jornada de aprendizado pode ser interessante e personalizada para satisfazer às suas preferências, é importante definir os seus objetivos com o aprendizado de um novo idioma, por exemplo:

  • 1) Inglês para viagens
  • 2) Inglês para entrevistas
  • 3) Inglês para conversação
  • 4) Expansão de vocabulário
  • 5) Atingir a fluência no idioma

Esses são apenas alguns exemplos de quais podem ser o seu objetivo e independente de qual for, é extremamente importante que você inicie com o aprendizado de novas palavras e leitura.

A expansão de vocabulário é o que vai fazer com que você seja completamente capaz de ser quem você é falando outro idioma e atingir os seus objetivos. Tratando-se do mercado de trabalho, por exemplo, quanto maior o seu vocabulário for em determinado assunto, mais profissional você soará em inglês.

A importância do vocabulário na sua jornada de aprendizado

Uma das coisas mais importantes para sua jornada de aprendizado é adquirir vocabulário o suficiente sobre determinado assunto que você pretende se especializar, isso é o que te trará conforto ao ler uma matéria em inglês, assistir algum filme ou série ou ao se deparar com palavras relacionadas e tudo soar familiar. Adquirir vocabulário é, antes de tudo, uma iniciativa do estudante, você precisa buscar expandir o seu vocabulário por conta própria, fazendo a utilização de materiais de apoio, vídeos, textos e outros meios de obtenção de material de estudo, como o site do Lingueed, que oferece material de apoio de diversos temas.

Com expandir o seu vocabulário

Como citado anteriormente, você precisa adquirir vocabulário, esse é um dos passos mais importantes para que você construa a sua base do idioma, mas como você pode fazer isso de forma eficiente?

Primeiro, uma vez determinado o seu objetivo, você precisa de material correspondente, como por exemplo, qual é o vocabulário essencial para fazer uma viagem? Sendo um viagem internacional você certamente precisará aprender o básico para uma comunicação em aeroportos. Fazendo esse questionamento, você começa a ter idéias de qual é a sua necessidade atual.

A importância da revisão de conteúdo

Provavelmente você tenha se perguntado o que fazer para reter melhor o conteúdo, não esquecer, conseguir se lembrar com mais facilidade de novas palavras, phrasal verbsexpressões idiomáticas e vocabulário em geral do seu assunto favorito.

Nosso cérebro está programado para esquecer as coisas que não são consideradas essenciais, precisamos exercitar o uso da memória de longo prazo e é mais simples do que parece. Recomendamos que você revise com certa periodicidade o conteúdo que mais lhe interessa e está de acordo com os seus objetivos.

É possível aprender inglês sozinho?

O Lingueed acredita fortemente no auto-aprendizado. Acreditamos que qualquer pessoa é capaz de iniciar os estudos da língua inglesa por conta própria, desde que acompanhado de um material bem preparado e pensado para todos os níveis de estudante. Pensando nisso, nós criamos e oferecemos conteúdo gratuito no nosso site, basta acessar a nossa página inicial e explorar o conteúdo ou filtrar pela categoria de estudo que mais lhe interessa no momento.

Quando é hora de começar a falar?

Essa é uma questão muito particular, os aprendizes de um novo idioma podem começar a falar imediatamente após início do estudo ou podem se reservar a começar a falar um pouco mais tarde em um momento em que se sinta mais confortável com um nível de vocabulário mais elevado, a fala é algo que pode vir com naturalidade durante o tempo, mas dependendo dos seus objetivos, é interessante que você inclua prática de conversação dede o início, mas não é algo obrigatório, você pode se preparar primeiro e lá na frente começar a falar.

Existe idade certa para começar a aprender inglês?

Absolutamente não, independente da sua idade é a idade certa para começar a aprender, não se sinta desencorajado a aprender um novo idioma por conta de sua idade.

Quando vou começar a entender o inglês falado?

Novamente, vamos bater na tecla da expansão de vocabulário, você, estudante da língua inglesa, precisa aprender a maior quantidade de palavras possíveis partindo primeiro da leitura, estando mais confortável com a leitura e ampliando aos poucos o seu vocabulário você pode começar a estudar sobre entender sobre os sons do inglês ou durante o aprendizado de vocabulário fazer a utilização de ferramentas como o google translate para começar a se familiarizar com os sons e compreender desde cedo.

O aprendizado constante

Esperamos que a ideia principal tenha sido compreendida, o primeiro passo você ja concluiu que é a vontade de aprender, ao aprender um novo idioma pode trazer grandes oportunidades para todas as áreas de trabalho e para a sua vida pessoal. É importante que você continue aprendendo sempre, sendo todos os dias ou todas as semanas. Com o passar do tempo você se sentirá mais confiante e estará dominando determinados assuntos utilizando a língua inglesa.

Conteúdo relacionado

Imagem ilustrativa indicando formas de pedir ajuda em inglês
Dicas de inglês
8 formas de pedir ajuda em inglês
Aprenda 8 formas diferentes de pedir ajuda em inglês e melhore a sua capacidade de comunicação.
Imagem ilustrativa indicando formas de agradecer ajuda em inglês
Dicas de inglês
10 formas de agradecer em inglês
Aprenda 10 diferentes formas de agradecer em inglês e descubra como se expressar melhor falando em inglês.
Imagem ilustrativa indicando formas de pedir desculpas em inglês
Dicas de inglês
10 formas de pedir desculpas em inglês
Aprenda 10 formas diferentes de pedir desculpas em inglês, torne-se uma pessoa mais empática e melhore o seu inglês.
Dicas de inglês
10 formas de fazer perguntas em inglês
Aprenda diferentes formas de fazer perguntas em inglês. Entenda como perguntar algo em diferentes situações e melhore o seu nível de inglês.