Introdução às preposições In, On e At.
As preposições “in”, “on” e “at” são parte fundamental da língua inglesa porque são utilizadas frequentemente para indicar tempo e lugar, porém, embora todas sejam utilizadas para expressar esse significado, cada uma delas possuem suas próprias regras de utilização.
Entendido o principal sentido de utilização dessas preposições, vamos agora passar por cada uma delas de forma individual e explorar os seu significados e entender quando usar “in”, “on” ou “at”.
Sumário do conteúdo
O que significa “In” ?
A preposição “in” é uma palavra curta que possui um papel crucial na língua inglesa e de forma geral, podemos traduzir para “no”, “em”, “na” ou até mesmo “dentro”. Essa preposição possui várias situações na qual podemos utilizá-la, mas em geral, é utilizada para indicar lugar, tempo, alguma situação ou condição, é também utilizada em expressões idiomáticas e muitos outros contextos. Os usos específicos da preposição “in”, geralmente se dão na representação de grandes lugares e grandes períodos de tempo, sem distinção e sem especificar muitos detalhes.
Usos da preposição “In” para representar lugar
Como citado, podemos utilizar a preposição “in” para representar algum lugar e nesse caso, geralmente é utilizado para representar países, cidades, regiões e também alguns tipos de espaço fechados. Veja os exemplos com “in” representando lugar:
- Primeiro exemplo
- I live in Brazil. (Eu moro no Brasil.)
- Segundo exemplo
- They have a house in Japan.
(Eles têm uma casa no Japão.)
- They have a house in Japan.
- Terceiro exemplo
- He works in London.
(Ele trabalha em Londres.)
- He works in London.
- Quarto exemplo
- She has family in New York.
(Ela tem família em Nova York.)
- She has family in New York.
Usos da preposição “In” para representar tempo
No caso da representação do tempo, podemos utilizar a preposição “in”, de maneira geral, quando nós queremos retratar períodos de tempo mais longos, como muitos meses, anos, décadas e séculos. Trouxemos alguns exemplos que representam essa utilização.
- Primeiro exemplo com “In” representando um mês específico.
- My birthday is in August.
(Meu aniversário é em agosto.)
- My birthday is in August.
- Segundo exemplo com “In” representando data.
- She was born in 1995.
(Ela nasceu em 1995.)
- She was born in 1995.
- Terceiro exemplo com “In” representando outra data específica.
- They bought their first car in 2010.
(Eles compraram o primeiro carro em 2010.)
- They bought their first car in 2010.
O que significa “On” ?
A preposição “on” possui também um papel muito importante na língua inglesa, podemos traduzir para o português como “em”, “no”, e principalmente como “sobre” ou “em cima de”, dependendo do contexto de uso.
Sua importância no idioma é notável, pois é utilizada principalmente para indicar posição e superfícies, assim como algumas situações específicas, como partes do dia, dias da semana e até mesmo em diversas situações cotidianas, como a utilização de transporte público.
Quais são os usos específicos de “On”?
Geralmente, “on” esta associado à representação de datas e dias da semana, sobre superfícies e posições de coisas como objetos e também a representação de algum momento específico de algum evento durante o seu dia, como visitar praias e parques.
Usos da preposição “On” para representar superfícies e posição
Um dos mais comuns usos da preposição “on” está relacionada a superfícies, como por exemplo, representar que nós ou algum tipo de objeto, como um livro, está posicionado em relação a outro objeto, ou no caso de um ser humano, como essa pessoa está posicionada em relação a outra coisa, como a areia da praia. Veja os exemplos de utilização a seguir:
- Primeiro exemplo com “on” representando superfície/posição.
- The book is on the table.
(O livro está sobre a mesa.)
- The book is on the table.
- Segundo exemplo
- We met on the bus
(Nós nos conhecemos no ônibus)
- We met on the bus
- Terceiro exemplo
- She left a note on my chair.
(Ela deixou uma nota na minha cadeira.)
- She left a note on my chair.
- Quarto exemplo
- They are sitting on the sand.
(Eles estão sentados na areia.)
- They are sitting on the sand.
- Quinto exemplo
- The cat is on the roof.
(O gato está no telhado.)
- The cat is on the roof.
Usos da preposição “On” para representar datas e dias da semana
Talvez o segundo uso mais comum dessa preposição seja para representar datas e alguns dias da semana de maneira mais específica, como destacar algum evento que ocorrerá especialmente em um uma segunda-feira (monday). Trouxemos alguns exemplos de fácil entendimento. Aprenda com os exemplos representando datas e dias da semana:
- Primeiro exemplo
- The party is on New Year’s Eve. (A festa é na véspera de Ano Novo.)
- Segundo exemplo
- I have a meeting on Monday. (Eu tenho uma reunião na segunda-feira.)
- Terceiro exemplo
- We usually go out on Saturdays. Nós geralmente saímos aos sábados.)
- Quarto exemplo
- The concert is on the 5th of November. (O show é no dia 5 de novembro.)
O que significa “At” ?
A preposição “at” pode ser traduzida para algo como “em”, “a”, “ao”, “na”, entre outros, conforme o contexto que estiver exposto. O significado em si será determinado pela utilização, portanto precisamos dar atenção maior ao sentido de utilização, que é quando nós queremos nos referir a um momento específico e preciso no tempo ou a lugares específicos.
A utilização da preposição “at” pode ser considerada a mais específica dentre as três preposições de estudo deste post e devemos utilizá-la sempre que precisamos ser exatos em relação a algum assunto específico.
Quais são os usos específicos de “At”?
De forma geral, como citamos anteriormente, “at” será sempre utilizado para indicar algo o mais específico possível, portanto, podemos utilizar essa preposição para representar momentos específicos do dia, como um horário exato, ou para representar algum lugar exato, como um restaurante. Citamos o restaurante como um exemplo, mas poderíamos utilizar outros lugares como um aeroporto e até mesmo um ponto de ônibus
Usos da preposição “At” para representar o tempo e ocasiões especiais
Em momentos específicos do dia, podemos possuir algum evento importante, um compromisso ou até mesmo um imprevisto e esses seriam ótimos exemplos para a utilização da preposição “at” ao indicar o horário exato dessas atividades. Outro tipo de situação seria em ocasiões especiais como em datas comemorativas, um grande exemplo seria a utilização de “at” para representar o tempo na data do natal. Veja os exemplos que representam uma ocasião específica:
- Primeiro exemplo com “at”.
- We exchange gifts at Christmas
(Nós trocamos presentes no Natal.)
- We exchange gifts at Christmas
- Segundo exemplo com “at”.
- At weddings, people celebrate love.
(Em casamentos, as pessoas celebram o amor.)
- At weddings, people celebrate love.
- Terceiro exemplo com “at”.
- The meeting is at 2:00 PM.
(A reunião é às 14h.)
- The meeting is at 2:00 PM.
- Quarto exemplo com “at” representando uma ocasião específica.
- We’ll meet at the restaurant at 7:30 PM.
(Nós vamos nos encontrar no restaurante às 19h30.)
- We’ll meet at the restaurant at 7:30 PM.
Usos da preposição “At” para representar lugar
Podemos utilizar “at” para representar um local específico ou um ponto exato em determinado lugar. Geralmente esse tipo de uso está associado a utilizar o nome exato do local (como o nome do restaurante) ou em eventos sociais, como festas e eventos públicos. Confira os exemplos representando lugar:
- Primeiro exemplo
- Let’s meet at the park entrance. (Vamos nos encontrar na entrada do parque.)
- Segundo exemplo
- We had a team meeting at the office. (Tivemos uma reunião de equipe no escritório.)
- Terceiro exemplo
- Let’s meet at the gym after work. (Vamos nos encontrar na academia depois do trabalho.)
Quais são as diferenças entre In, On e At?
A preposição “in” é utilizada geralmente para indicar tempo e lugar, porém, é utilizada para representar períodos de tempo mais longos como anos e meses, assim como espaços geográficos mais amplos e sem muita especificação, como países e cidades.
A utilização da preposição “on” está mais associada para datas e dias específicos da semana, assim como para datas específicas e eventos que ocorrerão em determinado dia. Outro exemplo comum de utilização dessa preposição está relacionada às superfícies, como citamos durante o texto, geralmente para relacionar objetos e pessoas.
A preposição “at”, por ser a de uso mais específico, é mais fácil nos lembrarmos que ela representa momentos específicos do dia, como horários específicos, mas também dias e locais específicos, como por exemplo, as datas comemorativas e a representação de lugares em determinados pontos geográficos.
Lembre-se que os principais usos dessas preposições estão associadas a tempo e lugar, mas quando usar “in”, “on” e “at” dependerá de cada contexto e o quão específico você precisa ser.
Conclusão
Podemos concluir que a preposição “in” é a menos específica e representa longos períodos de tempo, enquanto que “on”, na maioria das vezes é utilizado para representar superfícies e dias específicos e, por fim, a preposição “at” é a mais específica de todas, representando dias e lugares da maneira mais específica e exata possível.
A correta utilização dessas preposições contribui diretamente para a clareza na sua comunicação, pois, como cada uma dessas expressões possuem sua razão de uso, saber utilizá-las irá garantir que a mensagem seja transmitida com clareza.