It’s e its são a mesma coisa?
Primeiramente, não podemos deixar de citar que um dos primeiros motivos pela confusão dessas palavras em inglês se dá pela forte similaridade de escrita que elas possuem. Apesar das palavras it’s e its parecerem iguais, elas não são a mesma coisa e significam coisas diferentes.
Outro motivo comum que causa confusão é justamente devido a pronúncia dessas palavras que são exatamente a mesma, então a forma de identificar o seu uso correto será feita principalmente possuindo conhecimento da regra gramatical ao identificar o sentido de utilização em uma frase.
Entendido quais os motivos que causam confusão e que essas palavras não são e não significam a mesma coisa, vamos agora de forma individual estudar cada uma delas e entender quando devemos utilizar.
Sumário do conteúdo
1) O que significa It’s?
Para entendermos o que significa it’s é preciso primeiramente entender que o inglês contém uma diversidade de palavras que são utilizadas de forma contraídas como por exemplo I am, do verbo to be, que é contraída para “I’m”.
O uso de it’s é considerado um uso bastante especial, porque é uma contração que pode ter dois significados principais:
- Contração de “It is” – Utilizado para indicar estado, condição ou algum tipo de característica.
- Contração de “It has” – Utilizado para indicar posse, tempo decorrido ou em alguns tipos de expressões da língua inglesa.
Afirmações com “It is” de forma contraída (It’s)
Os mais comuns casos de utilização de It’s com o sentido de contração de “It is” geralmente estão associados a descrição de algum estado ou condição.
- Primeiro exemplo
- It’s a beautiful day.
(É um dia lindo.)
- It’s a beautiful day.
- Segundo exemplo
- It’s my turn to play.
(É a minha vez de jogar.)
- It’s my turn to play.
- Terceiro exemplo
- It’s impossible to get there.
(É impossível chegar lá)
- It’s impossible to get there.
O uso de it’s como contração de “it has”
Vimos que outro possível significado de it’s é ser a contração de “it has” que é geralmente associado a representação de posse e indicar tempo corrido.
- Primeiro exemplo
- It’s been a long time.
(Faz muito tempo.)
- It’s been a long time.
- Segundo exemplo
- It’s been raining all night.
(Está chovendo a noite toda.)
- It’s been raining all night.
- Terceiro exemplo
- It’s been two years since I last saw you.
(Faz dois anos desde a última vez que te vi.)
- It’s been two years since I last saw you.
2) O que significa Its?
Chegamos ao segundo tópico que é a utilização de its (sem contração) da maneira correta. Essa é outra palavra do inglês que é um pronome possesivo, ou seja, é uma palavra utilizada para indicar posse. O seu uso é exclusivo para indiciar posse ou pertencimento de algo a algum animal ou alguma coisa no singular.
Um ponto de atenção que precisa ser dito é que o uso de its para pessoas é considerado incomum devido a existência dos pronomes de posse his (dele), her (dela), their (deles/delas).
Como foi dito no início do artigo, a diferenciação do uso será feita através do entendimento das regras gramaticais, portanto atente-se quando quiser utilizar as duas palavras da forma correta e voltamos a destacar que, no inglês falado só é possível identificar isso através do entendimento completo do contexto em que determinada frase foi dita.
Dado que entendemos o uso exclusivo de its, vamos agora navegar por alguns exemplos para praticar:
- Primeiro exemplo
- The cat is chasing its tail
(O gato está perseguindo seu rabo)
- The cat is chasing its tail
- Segundo exemplo
- The car has its own engine.
(O carro tem seu próprio motor.)
- The car has its own engine.
- Terceiro exemplo
- The country has its own culture.
(O país tem sua própria cultura.)
- The country has its own culture.
Expressões idiomáticas com It’s
Frequentemente associamos o uso de english idioms com o objeto de estudo e, nesse caso, existem diversas expressões muito úteis e muito comuns que colaboram muito para a nossa aquisição de vocabulário e habilidade de comunicação. Aprenda algumas delas:
- Exemplos de expressões idiomáticas
- It’s a piece of cake. (É moleza.)
- It’s a small world. (O mundo é pequeno.)
- It’s on the house (É por conta da casa)
- It’s raining cats and dogs (Está chovendo muito)
Dicas para memorizar quando usar “It’s” ou “Its”
Antes de finalizarmos o conteúdo, preparamos um resumo para situações nas quais seria mais adequado utilizar uma das duas estruturas do inglês em formato de dicas para ajudar na memorização de cada uma das situações.
- Dicas para a utilização de It’s
- Utilizar em afirmações
- Responder perguntas
- Indicar características
- Dicas para a utilização de Its
- Indicar tempo corrido
- Indicar posse
- Evitar utilizar com pessoas
Concluímos mais um aprendizado de inglês e acreditamos que agora você irá utilizar essas duas palavras com mais confiança e não irá mais confundi-las. Entender a gramática da língua inglesa nos torna mais capazes de nos comunicarmos e entender melhor o idioma e é através da curiosidade e do estudo contínuo que nos tornamos grandes falantes da língua inglesa.