Who ou Whom? Entenda quando usar

Aprenda em quais situações utilizar who ou whom na língua inglesa.
Imagem ilustrativa indicando quando usar Who ou Whom na língua inglesa

Introdução às palavras Who e Whom

Dentro da língua inglesa, existem algumas coisas que podem ser fáceis de se confundir, como exemplo, quando utilizar who ou whom, e até mesmo quem fala inglês há muito tempo pode ter dificuldade com essas palavras.

Ambas as palavras são consideradas pronomes interrogativos e afim de acabar com as suas dúvidas, criamos essa breve aula de inglês online a respeito de quando utilizar who ou whom corretamente , separando alguns dos principais usos os explicando de forma simples.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigado por fazer parte do Lingueed! 💜

Se inscreva no site do Lingueed 💜

Qual o significado de Who?

A palavra who é utilizada como um pronome interrogativo e basicamente significa “Quem”. É usado para descrever ou falar sobre alguém que foi mencionado em uma frase.

Além desse sentido mais básico, who é também utilizado para fazer perguntas sobre alguém ou alguma pessoa em diferentes tempos verbais.

As diferenças de uso

Existem algumas diferenças de uso que, embora sejam sutis, possuem certa diferença de utilização em alguns momentos no inglês.

1) Pronome interrogativo

Quando a nossa intenção é fazer perguntas sobre alguém, podemos utilizar Who no início de uma frase, mas esse não é um padrão único. Além das perguntas diretas, também é possível fazer perguntas de forma indiretas, incluindo who também no meio de frases.

  • Pergunta direta
    • Who is that person?
      (Quem é aquela pessoa?)

  • Pergunta indireta
    • Could you tell me who that person is?
      (Você poderia me dizer quem é essa pessoa?)

2) Pronome relativo

Assim como as perguntas de forma indireta, podemos utilizar who para indicar alguem mencionado anteriormente.

  • Exemplo como pronome relativo
    • He is the guy who plays the guitar very well.
      (Ele é o cara que toca muito bem guitarra.)

3) Pronome indefinido

Podemos também utilizar who para indicar uma ou mais pessoas de forma geral, sem especificar exatamente quem é a pessoa, da seguinte forma:

People who work hard usually succeed in life.
(As pessoas que trabalham duro geralmente têm sucesso na vida.)

4) Utilização em expressões

Também é muito comum encontrarmos o uso de who em expressões de surpresa, interese e curiosidade em relação a uma pessoa.

  • Exemplo como “Surpresa”
    • Who knew that she could sing so well?
      (Quem sabia que ela poderia cantar tão bem?

  • Exemplo como “Curiosidade”
    • Who would have thought he would become famous?
      (Quem imaginaria que ele se tornaria famoso?)

O que significa Whom?

Whom pode significar “quem”, “que”, “a quem” ou “a qual” na maiora das vezes, e também é utilizado como pronome interrogativo e relativo para se referir a pessoas de forma geral.

Ao utilizamos “whom“, tendemos a falar um inglês mais formal e enquanto who lida com o sujeito da frase, whom trata a pessoa como o objeto de referência.

As principais utilizações

No inglês escrito e formal, é mais comum fazermos a utilização de whom ao invés de who. É menos comum utilizar whom no inglês falado e apesar de encontrarmos referências em filmes históricos ou em diálogos considerados mais formais, provavelmente iremos sempre utilizar com maior frequência who no lugar de whom.

Veja alguns exemplos da utilização de whom e perceba como o inglês se torna muito mais formal, perfeito principalmente para ser usado no inglês escrito.

1) Whom como pronome interrogativo

Apesar de menos comum no inglês falado, encontraremos algumas estruturas no inglês fazendo uso de whom para fazer perguntas, no qual a pessoa se torna o objeto indireto, como no exemplo a seguir:

To whom did you give the book?
(A quem você deu o livro?)

2) Pronome relativo

Comumente, whom também é utilizado para nos referirmos a pessoas que foram citadas anteriormente, exatamente da mesma forma que aprendemos com who. O grande ponto é que estamos falando de um inglês mais formal e menos prático no inglês falado.

  • Exemplo
    • She is the girl whom I fell in love with.
      (Ela é a garota de quem me apaixonei)

As principais diferenças de Who e Whom

Apesar de sutis, podemos destacar algumas das poucas diferenças e as similaridades entre who e whom para que fique claro de uma vez por todas e você não tenha mais dúvidas.

UsoWhoWhom
Pronome interrogativoUso para perguntas quando a pessoa é o sujeito da frase.Uso para perguntas, quando a pessoa é apenas referenciada na frase.
Pronome relativoUtilizado para referenciar uma pessoa que é o sujeito da frase.Utilizado para referenciar uma pessoa que é mencionada em uma frase como objeto direto ou indireto.
Nível de formalidadeMuito comum no inglês falado e informal.Comumente utilizado no inglês escrito e formal.
Flexibilidade de usoPode ser utilizado em basicamente em todos os contextos, mesmo quando poderíamos também utilizar “whomApesar de poder ser utilizado no inglês falado, é mais comum encontrarmos referências no inglês escrito.
Diferenças entre who e whom de forma resumida

Conclusão

Compreender a distinção entre who e whom é crucial para aprimorar nosso conhecimento da língua inglesa, uma vez que, embora tenham usos semelhantes, percebemos que um é mais comumente utilizado em contextos literários e formais, enquanto o outro se encaixa em praticamente todas as situações cotidianas.

Essa compreensão, permite nos comunicar de forma mais eficaz e precisa em inglês, principalmente quando precisamos realizar algum teste de inglês, escrever algo formal como um e-mail comercial ou até mesmo em conversas descontraídas do dia a dia.

Conteúdo relacionado

Imagem ilustrativa indicando uma aula de inglês ensinando o simple present
Gramática
Simple Present: Entenda este tempo verbal
Entenda o que é Simple Present, quais são suas formas, suas regras e aprenda com os exemplos.
Imagem ilustrativa indicando quando usar to ou for
Gramática
To ou For? Quando utilizar cada preposição
Tire suas dúvidas de quando utilizar to ou for no inglês e entenda os principais motivos de utilização de cada preposição.
Gramática
Irregular verbs: Verbos irregulares do inglês
Entenda o que são os verbos irregulares do inglês, quais são, quando utilizar e amplie o seu conhecimento da língua inglesa.
Gramática
It’s e Its: Quando usar no inglês?
Acabe com as suas dúvidas de como usar it's e its na língua inglesa, entenda a regra gramatical e melhore o seu nível de inglês de forma geral.