Os melhores livros para aprender inglês em 2024

A importância da leitura no aprendizado de inglês

A leitura é um dos papeis fundamentais e cruciais para o aprendizado da língua inglesa, ela oferece uma diversidade de vantagens àqueles que dedicam um determinado tempo a consumir revistas, livros, quadrinhos e muito mais.
Ter um rotina regular de leitura no seu processo de aprendizado pode ter efeitos a curto, médio e longo prazo na sua retenção de novas palavras e no aprendizado de inglês de forma geral. Dentre os principais destaques dos benefícios da leitura estão a expansão de vocabulário, o aprimoramento da gramática e o crescimento pessoal e intelectual.
Existem várias formas de aprender inglês através da utilização de livros, pois existe uma diversidade de livros com propósitos diferentes que focam em aspectos distintos do aprendizado da língua, como a gramática, a pronúncia e a aquisição de vocabulário.

Os livros

Explore alguns materiais de qualidade com nossa seleção dos melhores livros para aprender inglês do mercado atual. Com uma meticulosa pesquisa, identificamos alguns materiais essenciais que podem impulsionar sua jornada de fluência no idioma.
Um dos livros mais incríveis para aprender gramática é sem dúvidas o livro Essential Grammar in Use da Cambridge e a grande vantagem de possuir se dá na diversidade de temas e exercícios práticos com ilustrações, que são perfeitos para basicamente todos os níveis de estudantes, além de possuir também as respostas que contribuem para o nosso auto aprendizado. Clique aqui para ver o preço na Amazon
Consideramos esse material de excelente qualidade e um livro essencial de possuir em casa para consultas rápidas, material de apoio para provas, testes de inglês e aprendizado geral.
O aprendizado de inglês depende de adqurir uma grande diversidade de verbos e palavras, e um dos livros mais ricos de vocabulário é o 600 Phrasal Verbs, que possui uma imensa quantidade de exemplos de verbos frasais. O grande diferencial desse livro é que ele pode contribuir para que você fale um inglês mais próximo da realidade e um pouco mais distante dos livros tradicionais.
Outra opção para contribuir com a sua aquisição de vocabulário, é o livro Fale tudo em inglês, ele trata não apenas verbos frasais, mas também gírias, expressões idiomáticas e é fortemente indicado para os estudantes que ja possuem certo contato com a língua inglesa e querem se aprofundar um pouco mais.
O livro Sou péssimo em inglês, da Carina Fragozo, traz uma visão diferenciada sobre o aprendizado de inglês e de acordo com a nossa experiência ao ler, acreditamos que seja uma ótima opção pra quem quer entender um pouco mais sobre o processo de aprendizado da língua inglesa pelas palavras de uma das pessoas que é referência de ensino de inglês no Brasil.
Nem sempre ensinado em escolas ou cursos, o inglês falado nas ruas, ou seja, as gírias em inglês, fazem parte do dialeto das pessoas que falam inglês no mundo todo. Um livro que representa bem as american slangs, é o livro Inglês de rua, é uma grande oportunidade de aprender algumas falas do inglês “natural”.
Os livros da série English For Everyone são livros didáticos projetados para ajudar pessoas a aprenderem inglês de forma abrangente com uma diversidade de temas e níveis diferentes. São basicamente cursos em livro de tão completos, ilustrados e organizados. Recomendamos que inicie com o primeiro volume English For Everyone: Level 1 e expolore os demais livros.
Os livros da English For Eveveryone costumam ser todos em inglês e são uma ótima oportunidade para começar os estudos 100% em inglês.
Se você precisa melhorar sua pronúncia, o livro English Pronunciation for Brazilians pode ser o seu grande aliado nesse processo, devido a ser um livro pensado exatamente para brasileiros. É um livro totalmente em inglês, então recomendamos para quem ja possui alguma experiência.
Esse é um tipo de livro um pouco mais avançado, focado completamente na pronúncia e uma ótima oportunidade de se aprofundar ainda mais nos sons da língua inglesa.
Não poderíamos deixar de pensar no aprendizado de inglês para crianças, e caso você queira incentivar os pequenos a ter contato com a língua inglesa, o livro 365 Atividades em inglês é um ótimo material para que as crianças iniciem os estudos de maneira descontraída.
O livro Guia de conversação inglês: para leigos é uma excelente forma de aprender de tudo um pouco em inglês, principalmente se você estiver dando os primeiros passos ou estuda inglês a pouco tempo. Esse material pode ser considerado uma imersão em uma diversidade de tópicos no inglês, como viagens, trabalho, família e muito mais.
O incrível professor de inglês Denilso de Lima, bastante ativo em suas redes sociais através de suas lives e sua didática de anos de experiência, possui um livro focado em gramática chamado Gramática de uso da língua inglesa, que é um material que aborda temas considerados complexos da gramática, de forma simples e descomplicada.
Pensado para as pessoas que possuem dificuldade de aprender inglês através das regras gramaticais tradicionais, o livro Combinando Palavras em inglês, traz uma forma diferente de ensinar inglês com maior naturalidade e pensando no processo de aprendizado da língua inglesa como um nativo.
Se você é um tipo de estudante que gosta de algo mais planejado, passo a passo e organizado e quer algo completo de uma só vez, o livro Inglês em 50 aulas dispõe de um tipo de ensino focado em te ensinar nuances e o processo para dominar a língua inglesa aula por aula.
Considerado um clássico da literatura mundial, o livro The little prince pode ser um dos seus aliados para ler e explorar por conta própria novas palavras e expressões da língua inglesa, além de ser uma excelente opção para o aprendizado de crianças e adolescentes.

Indicações bônus

O estudo da língua inglesa através dos livros pode ser também muito divertido quando incluímos contos, imaginação e histórias em quadrinhos. Aprender através desse tipo de conteúdo é benéfico não apenas às crianças, mas também aos adultos que estão a procura de algo mais leve, enquanto aproveitam da oportunidade de aprender inglês.
Separamos mais algumas indicações de leitura, baseado no que a grande parte dos leitores no mundo podem se identificar devido ao grande sucesso das séries animadas e filmes.
Além do grande sucesso na Netflix, está também presente nos quadrinhos a história de Aang e seus amigos no livro Avatar: The last airbender–The Search. Como citamos, aprender inglês através de histórias é uma ótima forma de nos mantermos animados e motivados a querer saber mais.
Seria impossível deixar de citar Harry Potter como uma fonte de aprendizado de inglês. Nossa grande dica é a coleção do Harry Potter: The Complete Collection para Kindle que possuí um ótimo custo benefício, além de ser uma ótima opção de presente para os amantes da história e do inglês.
Conhecido também pela série Anne with an E, atualmente disponível na Netflix, a box de livros Adventures of Anne of Green Gables​ pode ser a sua próxima leitura em inglês, que acompanhado de um dicionário, pode ser um excelente exercício de aprendizagem solo de inglês.

Observações

Pontos importantes pra se considerar na obtenção de livros em inglês

Comprar livros em inglês pode ser muito útil por várias razões. Inicialmente, para quem está começando a aprender o idioma, os livros infantis ou adaptados podem ajudar a aprender vocabulário e gramática de forma mais suave, estabelecendo uma base sólida para avançar no futuro.
Para aqueles com um nível intermediário de inglês, livros de ficção e não ficção direcionados para jovens adultos ou leitores intermediários podem oferecer uma oportunidade de expansão de vocabulário e compreensão de estruturas mais complexas
Para quem já tem um bom domínio do idioma, ler obras literárias clássicas ou contemporâneas em inglês pode aprimorar ainda mais suas habilidades linguísticas, enquanto também proporciona insights sobre a cultura e os pensamentos de outras pessoas, porém, em todos os níveis, ler regularmente em inglês pode fortalecer a compreensão do idioma e aumentar a confiança na comunicação.

Considerações finais

Resumindo, usar livros em inglês traz muitos benefícios, desde ajudar iniciantes a construir uma base sólida de vocabulário e gramática até aprimorar as habilidades linguísticas e a compreensão cultural para os mais avançados.
Adicionalmente, ler regularmente em inglês não apenas ajuda no desenvolvimento do idioma, mas também estimula o pensamento crítico, a criatividade e a empatia. Não importa o nível de habilidade, a imersão na leitura em inglês é uma estratégia eficaz para aprender continuamente e expandir o conhecimento.
Os links para Amazon são de afiliado.