Entenda o que muda do inglês americano para o inglês britânico.
Dependendo do lugar do mundo, o inglês pode conter mudanças sutis ou mudanças drásticas. O inglês britânico e americano possuem algumas particularidades, veja a seguir algumas das principais.
Uma das principais diferenças entre o inglês britânico e americano é a pronúncia de palavras. A forma que algumas palavras são ditas são diferentes, embora possam significar a mesma coisa.
Ambos possuem palavras diferentes que são utilizadas para a mesma coisa. Um grande exemplo é se referir às "calças" com a palavra "pants" no inglês americano e "trousers" no inglês britânico.
Algumas palavras do inglês britânico possuem escrita diferente do inglês americano e vice-versa. Um exemplo claro é a palavra "cor", que no inglês americano é "Color" e no britânico se utiliza "Colour".
O sistema de medição dos países que falam inglês americano e inglês britânico podem possuir diferenças, como por exemplo utilizar metros ou inches (polegadas).
O formato das datas pode variar, como por exemplo, o Reino Unido costuma utilizar o formato dia/mês/ano, enquanto os Estados Unidos utiliza mês/dia/ano.
Algumas gírias ou expressões do inglês americano podem não fazer sentido no inglês britânico, assim como o contrário também pode acontecer.
De forma geral, os principais países que falam o inglês britânico são o Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e Canadá (em menor quantidade).
É importante destacar que apesar de algumas diferenças, ambos compartilham uma base linguística em comum e são compreendidos no mundo todo por diferentes falantes.
Para aprender mais sobre inglês americano ou britânico, é interessante fazer o uso de séries e filmes, que geralmente mistura atores que falam inglês de diferentes partes do mundo.