Will e Going to: Como falar sobre o futuro.

Aprenda a falar sobre o futuro usando as estruturas Will e Going to. Entenda a diferença de utilização com exemplos práticos e melhore o seu nível de inglês dominando essas estruturas.
Redação Lingueed
16/10/2023
Imagem ilustrativa indicando como utilizar will e going to no inglês

Referindo-se ao futuro

Na língua inglesa existem duas formais principais para nos expressarmos em relação ao futuro, estamos nos referindo a “Will” e “Going to”. Nesse post, vamos esclarecer com exemplos reais suas diferenças, principais utilizações no cotidiano e você terá mais confiança em suas utilizações.

O que significa will e going to?

Vamos primeiro entender que quando estamos falando de significado não estamos nos referindo diretamente sobre como traduzir, as traduções são formas distintas(que podem ser várias) de representar o que alguém ou algo quer dizer em determinada fala ou expressão e pode variar muito de acordo com cada tradutor.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigado por fazer parte do Lingueed! 💜

Se inscreva no site do Lingueed 💜

Will e Going to são formas de expressar eventos futuros na língua inglesa, isso significa que caso fosse necessário traduzir para o português, poderíamos entender algo como “vai”, “vou”, “indo”, mas tudo depende do contexto em que essas palavras estão sendo utilizadas.

Representando os planos futuros

Um dos usos mais comuns de will e going to é para falar sobre os nossos planos futuros, na prática ambos podem ser utilizados, muito provavelmente as pessoas não terão dificuldades em interpretar e entender o que você quer dizer usando will ou going to, mas isso não significa que “tanto faz”.

Will é bastante utilizado para previsões sobre o futuro ou para falarmos sobre eventos que provavelmente acontecerão. Vamos aos primeiros exemplos, nos referindo a eventos incertos do futuro, eventos que provavelmente acontecerão mas não sabemos o momento exato.

will call you as soon as I arrive home.
(Eu vou te ligar assim que eu chegar em casa.)

I promise I will help you with your homework.
(Eu prometo que vou te ajudar com sua lição de casa.)

Decisões baseadas em certeza

Quando nos referimos a planos baseados em certeza, ou seja, que ja possuímos a intenção de realizar e muito provavelmente já estamos nos planejando ou já nos planejamos com antecedência nós podemos fazer a utilização de going to representando uma maior certeza e tomada de decisão.

She is going to start her new job on Monday.
(Ela vai começar o novo emprego na segunda-feira)

I am going to travel to Europe next summer.
(Eu vou viajar para a Europa no próximo verão)

I’m going to meet my friend for lunch tomorrow
(Eu vou encontrar meu amigo para o almoço amanhã)

Existem diferenças entre will e going to ?

Apesar de pequenas, sim, existem diferenças. Will é mais utilizado para expressar ações ou decisões que não possuímos total certeza de quando ocorrerá e que possuímos menos confiança, enquanto que Going to nós expressamos planejamento e tomada de decisão com antecedência e mais certeza sobre o futuro.

Como foi citado anteriormente, a utilização de will e going to apesar de ter suas pequenas diferenças contextuais, não utilizar de forma perfeita não será um grande problema para o seu inglês, isso dificilmente irá te impedir de ser compreendido e o mais importante é que você se familiarize com as duas estruturas e internalize para que isso se torne natural em suas habilidades de leitura, fala e escrita.

Estrutura básica de frases com “will”

Dado os exemplos introdutórios, vamos especificar a estrutura básica de frases com will.

Forma afirmativa

Na forma afirmativa, will é utilizado com sujeito + will + verbo principal + complemento.

I will travel to Europe next summer.
(Eu vou viajar para a Europa no próximo verão.)

Forma negativa

Na forma negativa, utilizamos uma estrutura similar a forma afirmativa, com a introdução ao “Will not” (Não vai) que é a forma negativa de will. Sendo assim sujeito + will not + verbo principal + complemento

She will not be late for the meeting.
(Ela não se atrasará para a reunião.)

Forma interrogativa

Como fazer perguntas com Will? A estrutura básica da forma interrogativa se inicia com Will dessa vez. A estrutura é a seguinte: Will + sujeito + verbo principal + complemento

Will you come to the party?
(Você virá para a festa?)

Estrutura básica de frases com “going to”

Assim como fizemos com Will, vamos exemplificar os usos de estrutura para Going to, em suas formas afirmativa, negativa e interrogativa.

Forma afirmativa

Na forma afirmativa, temos a seguinte estrutura: Sujeito + AM/ARE/IS + going to + verbo principal + complemento.

They are going to buy a new car next month.
(Eles vão comprar um carro novo no próximo mês.)

Forma negativa

Diferente da forma negativa de Will, Going to permanece igual e o que irá mudar é geralmente o verbo to be em sua forma negativa, seguindo a seguinte estrutura: Sujeito + AM NOT / IS NOT / ARE NOT + going to + verbo principal + complemento.

She is not going to take that job offer.
(Ela não vai aceitar aquela oferta de emprego.)

Forma interrogativa

Direito ao ponto, na forma interrogativa seguimos a seguinte estrutura: AM / IS / ARE + sujeito + going to + verbo principal + complemento. 

Are you going to visit your grandparents this weekend?
(Você vai visitar seus avós neste fim de semana?)

Is she going to take a vacation in the summer?
(Ela vai tirar férias no verão?)

Conclusão

Frases com will e going to são comumente utilizadas no mundo da língua inglesa para nos referimos a eventos futuros, a sua utilização na grande maioria das vezes apesar de possuir um significado específico pode ser compreendido facilmente independente de qual optamos por utilizar mas é importante saber as suas diferenças e se familiarizar com a estrutura em suas diferentes formas. Dominar essa estrutura é fundamental para o desenvolvimento do seu nível de inglês seja qual for o seu objetivo.

Conteúdo relacionado

simple future
Gramática
Simple future: O futuro simples em inglês
Aprenda tudo sobre o simple future em inglês: regras, estrutura, usos com “will” e “going to”, exemplos traduzidos e dicas práticas para falar sobre o futuro com clareza. Ideal para iniciantes!
24/07/2025
don't e won't em inglês
Gramática
Don’t e Won’t: Diferenças e quando utilizar
Entenda de forma simples a diferença entre don't e won't no inglês. Aprenda quando usar cada um, veja exemplos com tradução e evite erros comuns em frases negativas.
23/07/2025
Some e any em inglês
Gramática
Some e Any: Quando utilizar?
Aprenda de forma simples quando usar some e any no inglês. Veja diferenças entre frases afirmativas, negativas e interrogativas, com exemplos traduzidos e dicas práticas para não errar mais.
23/07/2025
i prefer vs i'd rather
Gramática
I prefer vs I’d rather: Quando utilizar?
Aprenda de forma simples a diferença entre "I prefer" e "I’d rather" no inglês. Veja exemplos práticos, estrutura e dicas para usar cada expressão corretamente.
22/07/2025
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.