Como criar um ambiente de aprendizado de inglês

Entenda como criar um ambiente de aprendizado de inglês de forma organizada que te ajude a melhorar o consumo de tempo e que consiga aprender com maior eficiência e controle.
Imagem ilustrativa indicando formas de criar um ambiente de estudos em inglês

A importância do ambiente de aprendizado de inglês

É de extrema importância que nós sempre nos preparemos para o momento de aprendizado e supondo que você é uma pessoa que gosta de aprender sozinho ou com a ajuda de sites e blogs online, esse post é para te ajudar a entender melhor sobre qual a importância de criar o seu ambiente aprendizado e isso vai muito além de um espaço físico no qual você se mantém durante o seu momento de estudar.

Criar um ambiente de aprendizado é antes de tudo uma mentalidade de que é hora de priorizar o que realmente importa para atingir os nossos objetivos e em conjunto a isso é hora de nos planejarmos, definirmos metas e criarmos um cronograma básico e fácil de ser cumprido.

Sua assinatura não pôde ser validada.
Obrigado por fazer parte do Lingueed! 💜

Se inscreva no site do Lingueed 💜

Crie um cronograma de estudos

O aprendizado de idiomas requer constância e com a língua inglesa não poderia ser diferente, caso você ainda não possua, é hora de criar o seu cronograma de estudos!

Os dias da semana e quanto tempo por dia você vai separar para focar no seu aprendizado é algo muito particular, mas para um bom desenvolvimento, é essencial que você dedique ao menos 30 minutos do seu dia, mas lembre-se, defina um prazo de cumprimento para suas metas e dedique-se o máximo possível porque os resultados vem com trabalho duro e muita constância, caso você não priorize os seus estudos durante as semanas do mês é muito provável que você atrase em muito uma evolução que poderia ser notável em pouco tempo.

Caso você esteja iniciando do zero, temos um post introdutório a como criar o seu plano de estudos, você pode conferir clicando aqui.

Organize seu espaço de estudo

Seja através do tradicional uso de folhas físicas ou através do ambiente digital, unir o seu cronograma com a organização do seu espaço de estudo irá te ajudar a se manter nos trilhos e ter tudo sob controle.

Você pode começar a metrificar o seu aprendizado, como citado, inicialmente através da definição de metas, que podem ser aprender 100 palavras novas, aprender sobre culinária em inglês, consumir 100 horas de inglês sem legendas. Defina objetivos que possam ser metrificados que você possa manter uma organização clara de qual é o seu momento atual e de quais serão os seus próximos passos.

Dedique parte do tempo aos sons do inglês

O que seria um ambiente de estudos de inglês sem uma imersão sonora ao idioma? Traga pra sua rotina atividades relacionadas a escuta da língua inglesa, isso pode ser através de vídeos, música, séries ou podcasts, por exemplo. O grande ponto ao se dedicar à escuta é que façamos isso de maneira ativa, ou seja, precisamos manter a atenção para ensinar aos nossos ouvidos a se familiarizem com os sons do inglês, mesmo em momentos mais tranquilos onde só ouvimos é sim importante que façamos isso prestando atenção total.

Use Ferramentas de apoio

No mundo físico e digital existem diversas ferramentas de apoio no momento de nos organizarmos com as nossas tarefas e obrigações caso você não prefira o método tradicional com papel e caneta trouxemos algumas opções para indicar:

Notion

Notion é uma ferramenta digital no qual podemos organizar projetos e documentos de maneira bastante versátil, possui diversas ferramentas de edição de texto, inteligência artificial, criação de cronogramas de maneira personalizada e muitas outras opções. É uma ferramenta fantástica que pode te auxiliar na sua organização e cronograma diário.

Trello

Trello é também uma ferramenta incrível bastante utilizada no ambiente profissional por uma ou mais pessoas. É uma ferramenta de produtividade onde podemos fazer o cadastro de tarefas sendo possível criar listas, quadros e cartões de nossas atividades.

Evernote

Como terceira opção de indicação desse post, temos o Evernote, que também é uma ferramenta que tem como objetivo manter todo o seu planejamento e trabalho em conjunto de maneira organizada

Existem diversas outras ferramentas de apoio para nos auxiliar na organização dos estudos, cronogramas e metas a serem cumpridas, essas foram apenas três exemplos em meio a grande diversidade de opções que a internet nos oferece. O grande objetivo é ter visível todo o seu aprendizado presente e futuro, você terá mais controle sobre tudo e terá uma boa noção de como aproveitar o seu tempo de estudo da melhor forma possível e a não perder tempo se planejando no momento em que poderia estar apenas estudando.

Revise e Pratique Regularmente

Por fim, gostaríamos de citar novamente a importância da prática e revisão do aprendizado e com a utilização de ferramentas de apoio nosso esforço cai drasticamente porque o trabalho duro foi feito uma vez durante os planejamentos, anotações e dias de estudo e tudo fica arquivado e de fácil acesso, criando assim uma rotina mais leve em um ambiente de aprendizado de inglês mais eficaz e organizado.

Conteúdo relacionado

Imagem ilustrativa indicando formas de pedir ajuda em inglês
Dicas de inglês
8 formas de pedir ajuda em inglês
Aprenda 8 formas diferentes de pedir ajuda em inglês e melhore a sua capacidade de comunicação.
Imagem ilustrativa indicando formas de agradecer ajuda em inglês
Dicas de inglês
10 formas de agradecer em inglês
Aprenda 10 diferentes formas de agradecer em inglês e descubra como se expressar melhor falando em inglês.
Imagem ilustrativa indicando formas de pedir desculpas em inglês
Dicas de inglês
10 formas de pedir desculpas em inglês
Aprenda 10 formas diferentes de pedir desculpas em inglês, torne-se uma pessoa mais empática e melhore o seu inglês.
Dicas de inglês
10 formas de fazer perguntas em inglês
Aprenda diferentes formas de fazer perguntas em inglês. Entenda como perguntar algo em diferentes situações e melhore o seu nível de inglês.